segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL


A abordagem histórico-cultural

L. S. Vigotsky


Mediação: uma idéia central para a compreensão de suas concepções sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a idéia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo e sim, pela mediação feita por outros sujeitos. O outro social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo.
Internalização: A cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. Ela dá o local de negociações no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações. E é fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano. A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna, é interpessoal e se torna intrapessoal.
O princípio da abordagem de Vygotsky é a dimensão sócio-histórica, sua vida em sociedade, seu funcionamento psicológico, se constróem nas suas relações pessoais e inter-pessoais. Nessas relações, consiste no fato de colocar à disposição da criança um poderoso instrumento: a observação. No processo de aquisição, este instrumento se converte em uma parte integrante das estruturas psíquicas da criança, a evolução do conhecimento. Porém, existe algo mais: as novas aquisições (o raciocínio), de origem social, operam em interação com outras funções mentais, por exemplo, o pensamento. Deste encontro nascem funções novas, como o pensamento intelectual (capacidade de observar, decifrar, entender e raciocinar a respeito). A atenção, assim como a percepção e a memória, é uma atividade psicológica com a qual nascemos.
O fundamental no desenvolvimento não constitui no progresso de cada função considerada em separado, mas sim, na mudança das relações entre as diferentes funções, tais como a memória lógica, o pensamento verbal, etc..., isto quer dizer, o desenvolvimento consiste na formação de funções compostas, de sistemas de funções, de funções sistemáticas e de sistemas funcionais.
A partir desse pressuposto, Vygotsky considera que, a relação entre o homem e o meio físico e social não é natural, total e diretamente determinada pela estimulação ambiental (o meio influencia o desenvolvimento do conhecimento). E também não é uma relação de adaptação do organismo ao meio. Assim, da mesma forma que atua sobre a natureza, transformando-a, o homem atua sobre si próprio, transformando sua forma de agir. Nessa forma de pensar, Vygotsky coloca em discussão os indicadores de desenvolvimento utilizados pela psicologia da época.
Segundo a abordagem histórico cultural, a relação entre homem e meio é sempre mediada por produtos culturais humanos, como o instrumento e o signo, e pelo outro. O signo como instrumento psicológico, é utilizado pelo homem para representar algo para se tornar presente algo que está ausente. A partir da orientação externamente do instrumento, o signo é orientado internamente modificando o funcionamento psicológico do homem. Desse modo, a abordagem histórico-cultural considera que toda função psicológica se desenvolve em dois planos: o primeiro na relação entre indivíduos, e depois, no próprio indivíduo.
Na escola os processos de aprendizado transformam-se em processos de desenvolvimento, modificando os mecanismos biológicos da espécie. Sendo um processo constituído culturalmente, o desenvolvimento psicológico depende das condições sociais em que é produzido, dos modos como as relações sociais cotidianas são organizadas e vividas e do acesso das práticas culturais.
Sua proposta, então, era a que trabalhasse também com indicadores de desenvolvimento proximal, (indicadores de soluções que a criança consegue atingir com a orientação e a colaboração de um adulto ou de outra criança. O desenvolvimento proximal como desenvolvimento em elaboração possibilita a participação do adulto no processo de aprendizagem da criança. Na escola, as relações de conhecimento são intencionais e planejadas. A criança sabe que está ali para apropriar-se de determinado tipo de conhecimentos e de modos de pensar e de explicar o mundo, organizados segundo uma lógica que ela deverá aprender.
Graças à teoria de Vygotsky introduziu-se na psicologia contemporânea, de modo direto ou indireto, todo um conjunto de novos problemas de investigação empírica que se revestem da maior importância para a educação: investigações sobre a sociabilidade precoce da criança que tem contribuído para uma melhor compreensão da primeira infância; as relações entre as interações sociais e o desenvolvimento cognoscitivo; as atuais investigações sobre a mediação semiótica, o papel que desempenham os sistemas semióticos no desenvolvimento mental e desenvolvimento da linguagem; são todas fortemente influenciadas pelas teses de Vygotsky, entre tantas outras.



Aluno: Erlon Moreira Castilho
Disciplina: Psicologia da Educação
Profª: Marilane
Tema: A abordagem histórico-cultural
erlonmoreira@yahoo.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Não preciso dizer o quanto fiquei feliz de ver aqui textos da nossa disciplina, mas além disso quero te parabenizar pela iniciativa de fazer esse blog com tantos textos interessantes. Passei horas aqui lendo alguns textos e aprendendo muito, obrigada e vou divulgar pra todo mundo seu trabalho, acho que tem muito mais sentido essa sua iniciativa do que ficar engavetando trabalhos acadêmicos, parabéns.