segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

MERCADO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

Mercado Municipal de Uberlândia – Feira Gastronômica



“A produção espacial realiza-se no plano do cotidiano e aparece nas formas de apropriação, utilização e ocupação de um determinado lugar, num momento específico, e revela-se pelo uso como produto da divisão social e técnica do trabalho que produz uma morfologia espacial fragmentada e hierarquizada. Uma vez que cada sujeito se situa num espaço, o lugar permite pensar o viver, o habitar, o trabalho, o lazer, enquanto situações vividas, revelando, no nível do cotidiano, os conflitos do mundo moderno.” (CARLOS, 1996, p. 26).


O Mercado Municipal de Uberlândia mantém esta característica, é também um resgate de tradições culturais que foram e estão sendo esquecidas com o advento de uma sociedade urbana moderna. Preocupado com essa realidade a Secretaria de Cultura em conjunto com a população de Uberlândia, não tem medido esforços para reverter esse quadro e tem como objetivo principal perceber os fragmentos da vida cotidiana dos freqüentadores do Mercado Municipal de Uberlândia, bem como perceber se o Mercado Municipal é um espaço de manutenção/resgate das tradições culturais da população uberlandense.
O Mercado Municipal de Uberlândia teve sua inauguração oficial em 25 de dezembro de 1944, situado na rua Olegário Maciel número 255, onde se encontra até hoje. Apesar da inauguração em dezembro de 1944, a construção do Mercado Municipal tem sua origem de 1923, com o Decreto-Lei de 13 de janeiro de 1923, autorizando a construção do mesmo. Ele em sua origem, era composto pelo prédio central (com lojas, sanitários, bares e um pavimento superior que abriga a Banda Municipal) e o pátio (destinado à comercialização hortifrutigranjeira).
O mercado se destinava, de acordo com o decreto nº 132 de 08/08/45, que regulamentava o serviço do mesmo, ao varejo dos produtos alimentícios da pequena indústria agropecuária, avícula ou extrativa, além de que, nas lojas eram vendidos artigos de armarinho de baixo preço, fazendas grossas, peças de vestuário, instrumento de lavoura e utensílios caseiros. (Prefeitura Municipal de Uberlândia)
Com a iniciativa de um grupo de pessoas da comunidade, a co-realização da Secretaria de Cultura e o apoio do Mercado Municipal de Uberlândia, são realizadas em todas as terceiras quintas-feiras do mês, a Feira Gastronômica. Um projeto ambicioso que tem como objetivo realizar uma parceria dos melhores restaurantes de Uberlândia com o Mercado Municipal, e apresentar para a população o que de melhor temos na arte-culinária brasileira, assim como, uma variedade de pratos típicos de outros países. Podemos destacar a Espanha, Estados Unidos, China, Portugal, Alemanha, Suíça, Japão e vários outros países que estão muito bem representados nos vários restaurantes instalados em Uberlândia.
A importância dessa Feira Gastronômica no Mercado Municipal de Uberlândia não é apenas de apresentar à população a tradição e a cultura alimentar desses países, mas também, que é possível integrar e inter-relacionar o espaço com objetivos de transformar e identificar fragmentos da vida cotidiana dos freqüentadores. Devemos destacar também que esta feira não é simplesmente um espaço do consumo, produto direto das trocas econômicas, mas sim um espaço em que estabelecem relações entre sujeitos, relações humanas, que vão além das relações econômicas. Além disso, devemos entender o Mercado Municipal não só espaço da vida cotidiana, mais também como espaço de resgate da cultura mineira e das outras regiões do Brasil, em especial a cozinha.



Referência Bibliográfica:

http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/e1_cont018.htm

Nenhum comentário: