sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

SE NADA É POR ACASO, ENTÃO, TUDO É POR ALGUMA COISA!

Tudo lhe é permitido, mas, nem tudo lhe convém




Se pensarmos sobre esta afirmação, podemos concluir que; a criação por si só é condicional ou convencional, isto é, a liberdade não existe. Não da forma como imaginamos. Então, como explicar isso? Vamos partir do pressuposto de que, se o livre arbítrio nos foi dado, onde não está a liberdade? Ora, veja bem, não se cria algo para nada, e se é para algum propósito é óbvio que a razão da criação é condicional para o seu criador e sua criação.

Por que Deus criou os céus e a terra? Por nada? Para nada? Tinha-se um propósito, qual? Daí o pensamento se torna imutável diante da nossa definição de criação. Se concluirmos que o “livre arbítrio” é sinônimo de “ir e vir”, logo, podemos perceber que, a própria existência humana e a existência de tudo estão condicionadas ao seu criador, isto é, não existe liberdade, tudo vive em função da subserviência ao criador.

Vamos analisar a liberdade a partir da criação do homem, vamos imaginar o homem vivendo em função de sua própria existência. Como seria se o homem que nasceu em uma região de clima tropical fosse deslocado para uma região de clima frio e seco? Sobreviveria? Talvez! Se esse talvez estivesse ligado à proporção de condição de adaptação a uma região diferente à sua região de origem. A liberdade não estaria sendo dada a este homem para que pudesse se desenvolver em qualquer lugar. Dentro dessa análise podemos dizer que a liberdade está à mercê de duas ações; a passiva e a ativa. E não podemos esquecer que toda ação tem uma reação, e como tal, tem causas e conseqüências. A liberdade passiva é quando o meio define as condições de sobrevivência de sua espécie, e liberdade ativa é quando a espécie tem que criar condições de sobrevivência no meio.

Ao longo de toda a minha vida vejo sempre as pessoas lutarem em busca de liberdade. Liberdade de opinião, de opção, de escolha, de afirmação e negação, liberdade de viver, etc. Mas afinal o que é liberdade?


1. Condição de quem é livre. 2. Faculdade de decidir e agir segundo a própria determinação; livre arbítrio. 3. Independência, emancipação. 4. Licença. 5. Sinceridade”. Ximenes (2000:579).

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui no RS estão transformando as terras para agricultura e pastagem, em "Desertos Verdes", com plantação massiva de eucalíptos, para servir a indústrias de produção de celulose.
O CEA - Centro de Estudos Ambientais (Pelotas/RS), está numa luta desigual, tentando mostrar, ao povo, os malefícios de tal monocultura.
Acessem:
site: www.ceaong.org.br
skype: centrodeestudosambientais
Fundada em Rio Grande/Rs em 1983
Sds. Ecológicas,
C. Barcellos
23.05.2007