quinta-feira, 13 de setembro de 2007

GUIMARÃES ROSA

GUIMARÃES ROSA


João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo. A venda de seu pai, o Seu Fulô, era parada dos vaqueiros, e já naquele tempo o pequeno “Joãozito” escutava quieto as histórias dos viajantes.

Aos nove anos foi para Belo Horizonte e se formou em Medicina pela UFMG. Estudioso de idiomas e poliglota, já tinha contos publicados em jornais. Em 1946, publicou seu primeiro livro, Sagarana. Nas viagens pelo sertão, como médico ou estudioso, anotava tudo o que ouvia da gente do lugar: causos, hábitos, crenças, canções e linguagem.

Em 1952 realizou a viagem que marcaria seu fazer literário: atravessou o sertão mineiro de Três Marias a Araçaí, acompanhando uma boiada. Foi ali que conheceu Manuelzão, vaqueiro que inspirou o personagem de mesmo nome do livro Manuelzão e Miguilim. Em toda a vida, chegou a publicar seis livros, entre os quais: Corpo de Baile (1956), Grande Sertão: Veredas (1956) e Primeiras Estórias (1962). Guimarães Rosa faleceu em 1967, três dias depois de tomar posse da Academia Brasileira de Letras.


Leia Mais: O mundo do sertão para o mundo



PROJETO MANUELZÃO

Ações

Educação ambiental

A educação ambiental é um ponto crucial para a revitalização da bacia do Rio das Velhas, pois a educação é capaz de formar cidadãos capacitados comprometidos com a preservação do meio ambiente, da qualidade de vida e da saúde de todos.

O objetivo do Projeto Manuelzão é estabelecer uma prática que configure uma nova relação entre sociedade, natureza e pedagogia escolar. A proposta é incentivar o compromisso da escola com a solução de problemas concretos no município, nas áreas de saúde, cidadania e desenvolvimento sustentável. Nessa proposta, os cursos d’água são os eixos da mobilização para a solução dos problemas ambientais e a volta do peixe é o indicador da qualidade das águas e do trabalho desenvolvido na revitalização e proteção dos córregos e rios.

Atividades

Cadastrar, manter contato e distribuir material de educação ambiental para as escolas e comitês.

Desenvolver trabalhos com secretarias municipais de educação e superintendências regionais, visando à cooperação, elaboração e implementação de projeto de educação ambiental.

Implementar, monitorar e avaliar os projetos do Programa de Gestão Ambiental Escolar (PGAE) desenvolvidos pelas escolas.

Promover a integração entre Núcleos Manuelzão e escolas a partir da identificação de pontos comuns dos seus planos de ação.

Acompanhar o planejamento participativo da comunidade escolar para intervenção ambiental na sua localidade.

Produtos

Capacitação, assessorias, seminários e encontros voltados para a integração e informação da rede social das comunidades escolares.

Desenvolvimento de banco de dados com o cadastro das escolas e indicadores qualitativos e quantitativos dos resultados obtidos.

Dia do Manuelzão na escola: por meio de uma enquete é feito o levantamento do problema ambiental mais evidente da escola. A partir do resultado é definida, em conjunto com a equipe da escola, uma agenda para o Dia do Manuelzão na escola. Nesse dia é realizado um conjunto de oficinas para mobilizar a comunidade escolar na busca de soluções para os problemas sócio-ambientais identificados.

Uma viagem ao Projeto Manuelzão e à bacia do Rio das Velhas: em 17 capítulos e mais de 60 páginas coloridas, recheadas de fotos, quadros e informações, a cartilha apresenta o Projeto Manuelzão e trata dos principais temas relacionados ao Rio das Velhas como lixo, esgoto e mortandade de peixes. É uma boa referência bibliográfica para os professores e traz sugestões para a abordagem da educação ambiental na escola. O material pode ser encontrado na sede do Projeto Manuelzão.

PGAE: O Projeto Manuelzão elaborou o Programa de Gestão Ambiental Escolar (PGAE), uma proposta pedagógica que sugere seis eixos temáticos a serem trabalhados pela educação ambiental na escola: lixo, esgoto, biodiversidade, água, relações humanas, relações com a natureza e qualidade de vida e de saúde.

Exposição itinerante: O Manuelzão vai à escola leva a exposição de fotos da Expedição Manuelzão desce Rio das Velhas a órgãos governamentais e escolas da bacia. São 40 fotos que registram a expedição realizada pelo Projeto Manuelzão em 2003, que percorreu o rio da nascente, em Ouro Preto, à foz em Barra do Guaicuí. As fotografias retratam as belezas da região, a emoção dos participantes e a importância de se revitalizar a bacia.

Interessados em ver a exposição e instituições que queiram recebê-la podem ligar para o telefone: (31) 3248 9818, saiba mais:



Cartilhas: http://www.manuelzao.ufmg.br/folder_educacao/folder_cartilha


Fonte: http://www.manuelzao.ufmg.br/