quinta-feira, 13 de setembro de 2007

GUIMARÃES ROSA

GUIMARÃES ROSA


João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo. A venda de seu pai, o Seu Fulô, era parada dos vaqueiros, e já naquele tempo o pequeno “Joãozito” escutava quieto as histórias dos viajantes.

Aos nove anos foi para Belo Horizonte e se formou em Medicina pela UFMG. Estudioso de idiomas e poliglota, já tinha contos publicados em jornais. Em 1946, publicou seu primeiro livro, Sagarana. Nas viagens pelo sertão, como médico ou estudioso, anotava tudo o que ouvia da gente do lugar: causos, hábitos, crenças, canções e linguagem.

Em 1952 realizou a viagem que marcaria seu fazer literário: atravessou o sertão mineiro de Três Marias a Araçaí, acompanhando uma boiada. Foi ali que conheceu Manuelzão, vaqueiro que inspirou o personagem de mesmo nome do livro Manuelzão e Miguilim. Em toda a vida, chegou a publicar seis livros, entre os quais: Corpo de Baile (1956), Grande Sertão: Veredas (1956) e Primeiras Estórias (1962). Guimarães Rosa faleceu em 1967, três dias depois de tomar posse da Academia Brasileira de Letras.


Leia Mais: O mundo do sertão para o mundo



Nenhum comentário: