segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

O MILAGRE DA INTELIGÊNCIA HUMANA


P.P.P. IV – Análise de reportagem sobre “educação” dos últimos seis meses:


Informática: Ciência que estuda o tratamento das informações em todas as suas fases (coleta, armazenamento, classificação, etc.) valendo-se de máquinas processadoras de dados. Ex.: O computador. (Ximenes – 2000)


O milagre da inteligência humana


A educação tem evoluído muito nos últimos tempos, a exemplo disso é a informática que tem colaborado nesse processo. Antigamente quando professores e alunos tinham que realizar suas pesquisas, contavam apenas com alguns livros disponíveis ou aguardar lançamentos de outros. A velocidade das informações ainda eram lentas, se precisassem dessas informações com mais rapidez, as pessoas teriam que ir em busca das mesmas.
Hoje a realidade é outra, com apenas o toque numa tecla é possível viajar em um mundo de informações inimagináveis, os computadores (CPU-Unidade Central de Processamento) recebem informações do mundo todo através da Internet, reorganiza essas informações e apresenta em forma de textos, imagens, livros, enciclopédias, filmes, etc. A educação talvez tem sido uma das áreas mais privilegiadas com essas informações, tanto as escolas como os alunos tem tido uma facilidade imensa para realizar pesquisas didáticas, elevando conhecimentos que a pouco eram restritos a algumas pessoas e, atualmente em tempo quase real. Tem sido muito útil no processo de construção do aprendizado e na elaboração da formação do conhecimento e do entendimento das transformações, mudanças e construção de um novo modo de vida, novo modelo de sociedade.
Talvez para alguns essa idéia seja um pouco utópica, tenho certeza de que a evolução científica através da inteligência humana vai melhorar ainda muito mais na velocidade das informações, nas necessidades do ser humano de viajar num mundo que antes era sonho e que hoje está se transformando em realidade. No estudo da Geografia temos hoje programas de computadores que nos facilitam conhecer várias regiões do mundo sem sair do lugar, o GOOGLE EARTH, é um site de pesquisa onde podemos ver o mundo todo tanto nas questões espaciais, como num estudo mais aprofundado sobre a Geomorfologia, Geologia, Pedologia, Cartografia, enfim, tudo o que você quiser saber sobre a Geografia do mundo abrangendo vários aspectos. A organização não-governamental Wikmedia Fundation que gerencia o projeto Wikpedia desde 2000, é outra prova de que o processo de informações voltadas às pesquisas na área de educação tem causado impactos muito grandes no desenvolvimento das inteligências múltiplas dos seres humanos e que tem colaborado na formação de um novo ser, de uma nova geração. O "Wikpedia" é uma enciclopédia virtual como tantas outras que atualmente tem fomentado de informações as pessoas que tem hábito ou objetivo de adquirir novos conhecimento através das informações advindo de onde quer que seja, inclusive através de um veículo que a cada dia faz parte de nossas vidas.


Erlon Moreira Castilho
4º período de Geografia
F.C.U. Faculdade Católica de Uberlândia
P.P.P. Pesquisa e Prática Pedagógica
Professores: Suely Gomes e Mauro Mendonça

erlonmoreira@yahoo.com.br

Nenhum comentário: