segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

O QUE É FATO SOCIAL?


“ O que é fato social?”

- Reproduzido de DURKHEIM, E. “ O que é fato social?” In: As Regras do Método Sociológico. Trad. por Maria Isaura Pereira de Queiróz. 6ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1972. P. 1-4, 5, 8-11.

- Conhecido como o maior sociólogo francês, Durkheim é também um dos maiores sociólogos modernos. Criou a famosa “Escola Sociológica Francesa” e participou ativamente do debate intelectual dos grandes problemas de nossa época. Autor de vários livros clássicos – A Divisão do Trabalho social, O Suicídio, As Regras do Método Sociológico.



- Foi o primeiro do uso rigoroso da indução na Sociologia e o verdadeiro fundador da Sociologia Comparada, demostrando que podem estudar as variações contínuas (dentro de um mesmo “tipo social”) e as variações descontínuas (através de “tipos sociais diversos”) por meio da classificação.


“É fato social toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.”

“...DURKHEIM, quando faz esta indagação “O que é fato social?” tem como propósito aprofundar alguns conhecimentos no que se refere aos estudos da “Praxis” do cotidiano da sociedade. E referendando alguns conceitos não limita a compreensão de todo o processo indutivo e coercitivo na forma do inter-relacionamento comunitário. É quando desempenha deveres e obrigações, é que se está sendo condicionado a exercer um papel social imposto, uma vez que, quando do nascimento já está imposto todo esse processo de procedimentos nos quais não tem como se rebelar. Há nos dias atuais exemplos clássicos desses procedimentos, é quando são tomadas posições contrárias aos métodos sociais que, embora na concepção tenha uma conduta relevante, serão totalmente excluídos do processo. A pressão de todos os instantes que sofrerá, é a própria pressão do meio social tendendo a moldá-la à sua imagem. Chegará assim a conceber de maneira precisa qual domínio da sociedade.”

- Durkheim em suas obras, abriu um campo inédito na utilização do dados estatísticos (ao estudar o suicídio) e lançou as bases de uma nova compreensão sociológica da educação. Além disso, congregou em torno de si uma plêiade de seguidores e de discípulos, que deram a França uma importância singular como centro de produção e disseminação do pensamento sociológico.





Erlon Moreira Castilho
3º Período de Geografia
FCU – Católica de Uberlândia

Nenhum comentário: